Lavras e o esporte estão de luto, faleceu o professor Fernando de Oliveira, do projeto CRIA

Faleceu na noite de ontem, quarta-feira, dia 16, na Santa Casa de Lavras, onde estava internado desde o dia 6, se tratando de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fernando Roberto de Oliveira. Ele foi o idealizador do revolucionário projeto CRIA (Centro Regional de Iniciação do Atletismo),
Fernando de Oliveira tinha 54 anos e era casado, ele deixa a viúva Raquel e dois filhos: Pedro e Vitor, além de amigos e admiradores em Lavras, no Brasil e no exterior.
Fernando foi um dos fundadores da ADAB (Associação Desportiva de Atletismo Brasileiro). Ele foi treinador de todas as seleções brasileiras, da base a seleção principal, foi ainda treinador Chefe da seleção brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano este ano, além de ser o técnico da seleção brasileira escolar na Gimnasiade e da universitária na Universidade disputada no mês de julho em Napoli, na Itália.
Para o professor Fernando, a força de vontade não tinha limites: além do município de Lavras, milhares de outras crianças são atendidas na região. Cidades como Ibituruna, Ijaci, Perdões, Bom Sucesso, Itumirim, Coqueiral e Itutinga são beneficiadas com o projeto por meio de parcerias com órgãos municipais, onde professores e estudantes de Educação Física da Ufla acompanham as atividades. A iniciativa despertou interesse também em outras universidades, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que inseriu o programa com o apoio da equipe de Lavras.
Este é parte do legado deixado pelo professor Fernando de Oliveira, um incentivador do esporte e que mudou a vida de muitos jovens.

Comentários