Uma jovem de 19 anos causada por meningite bacteriana na cidade de Varginha

A Prefeitura de Varginha confirmou na quarta-feira, dia 16, a morte de uma jovem de 19 anos causada por meningite bacteriana. O caso aconteceu no último sábado, dia 12, quando a vítima chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave, mas não resistiu.
De acordo com boletim de atendimento divulgado pela UPA, Sabrina Marcelino deu entrada na unidade às 17h24. Ela relatou estar com sintomas desde o dia anterior e foi atendida pelo médico de plantão. Por volta das 17h50 ela foi medicada.
A jovem chegou ao plantão relatando estar com dor de cabeça, febre, vômito e feridas nos membros inferiores. Os sintomas, no entanto, se agravaram e aumentaram nas horas seguintes.
De acordo com o relatório divulgado pela Unidade de Pronto Atendimento, a demora na busca por socorro médico pode ter agravado o quadro. A UPA afirmou ainda que todos os procedimentos no local foram aplicados corretamente.
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Varginha, a administração de vacinas é indicada somente em casos de surto ou epidemia de meningite meningocócica, o que não aconteceu na cidade.
Varginha já teve duas mortes registradas em 2019, segundo dados da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais. Na região, já são sete. Os casos aconteceram em Alfenas (1), Pouso Alegre (4) e Varginha (2).

Comentários