Laudo aponta condição do solo como causa de rachaduras em igreja de Bom Sucesso

Um laudo técnico divulgado pela Prefeitura de Bom Sucesso (MG) mostrou que as rachaduras nas paredes da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso foram provocadas pelas condições do solo na área onde ela está. Desde o início do mês, a igreja tombada como patrimônio histórico está interditada e é escorada por madeiras.
Segundo a engenheira que assina o laudo, o solo é úmido e argiloso e comprometeu a estrutura da construção do século XVIII. Além disso, o trânsito de veículos pesados no entorno da igreja, com o passar do tempo, pode ter acelerado a deterioração.
A primeira suspeita era de que a construção de um coreto próximo à igreja poderia ter provocado às rachaduras. No entanto, o laudo descartou a possibilidade.
O prefeito, Porfírio Roberto da Silva, participou na manhã da quarta-feira, dia 16, de uma reunião com membros da igreja, engenheiros e um representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que foi de forma voluntária.
A previsão é que nesta quinta-feira, dia 17, veículos leves voltem a circular, mas o trânsito de veículos pesados permanece proibido. Quanto às obras, o prefeito alega que a responsabilidade é da paróquia, mas que o conselho do patrimônio histórico deve dar algum apoio. Não há previsão para o início das obras.

Comentários