Reunião discute criação de pequena central hidrelétrica em Paraguaçu

Uma audiência pública realizada na segunda-feira, dia 18, em Paraguaçu discutiu a criação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na cidade. A reunião foi um pedido da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) para apresentar o projeto.
A PCH seria construída no Rio Sapucaí, se aprovada à barragem terá 11 metros de comprimento e 11 metros de altura com muros de concreto, mas a obra não é unanimidade. A empresa responsável pela construção afirma que a vantagem é utilização de energia renovável. Já os ambientalistas dizem que a barragem comprometerá a piracema, já que os peixes tem dificuldade para passar pelas escadarias de concreto. Os ambientalistas ainda afirmam que os processos prejudicam as corredeiras e consequentemente o nível de oxigênio na água.
Se construída, a central poderá gerar até 20 megawatts de potência, o que seria suficiente para atender 200 mil pessoas. O processo é considerado de energia renovável, pois depois do processo de geração, a água volta ao curso normal do rio.
A bacia hidrográfica do Rio Sapucaí integra a bacia do Rio Grande, localizando-se na região sudeste e atravessando dois estados, São Paulo e Minas Gerais. O Rio Sapucaí nasce na Serra da Mantiqueira, na cidade de Campos do Jordão (SP), a uma altitude de 1650 metros, e deságua no Lago de Furnas, a 780 m de atitude. A bacia abriga 48 municípios mineiros e três paulistas, onde vivem aproximadamente 620 mil pessoas.

Comentários