Pimentel é condenado a 10 anos de prisão pela Justiça eleitoral de Minas

O ex-governador Fernando Pimentel (PT), foi condenado a 10 anos de prisão, em regime fechado, pela Justiça eleitoral de Minas. A sentença foi divulgada no início da noite da quarta-feira, dia 20, pela juíza Luzia Divina Peixoto, titular da 32ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. O petista foi processado por tráfico de influência no período em que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (2011/2014).
De acordo com a acusação, Pimentel teria solicitado ou cobrado, ou ainda, obtido “vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função”. Na mesma ação penal (nº 2-38.2019.6.13.0032), foram denunciados e condenados os empresários Benedito Rodrigues de Oliveira Neto (Bené), Marcos Antônio Estellita de Salvo Coimbra (sócio da Vox Opinião) e Márcio Hiram Guimarães Novaes (representante da Vox).
Pimentel e Bené ainda foram condenados por lavagem de dinheiro por terem ocultado a natureza, origem, localização e movimentação de valores. Segundo a acusação, os recursos teriam sido desviados para a campanha eleitoral de Pimentel a governador em 2014, especialmente na contratação de pesquisas realizadas pela Vox Opinião.

Comentários