Receita Federal apreende R$ 500 mil em mercadorias contrabandeadas no Sul de MG

A Receita Federal, junto com a Polícia Militar, apreendeu na quinta-feira, dia 21, diversas mercadorias que teriam sido contrabandeadas por comerciantes em São Sebastião do Paraíso - MG. A apreensão em mercadorias irregulares foi estimada em mais de R$ 500 mil.
Os fiscais recolheram equipamentos eletrônicos, celulares, roupas, acessórios e brinquedos de 10 lojas da cidade.
"Por não estarem importando regularmente, por não estarem emitindo notas fiscais, naturalmente não tem o pagamento de impostos", disse o delegado da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro.
A operação foi chamada de "Mandarin" porque a maioria dos produtos seria da China. Os agentes da Receita tiveram o apoio da Polícia Militar.
Ao todo foram oito meses de planejamento. A Receita Federal fez o cruzamento de dados e a verificação nas lojas onde foram encontrados problemas. Em todos os casos, foi comprovada a prática frequente de importação irregular.
"O estabelecimento que paga aluguel, que paga emprego, que emite nota fiscal, ele é lesado por essa concorrência desleal, porque esses empresários não estão importando de forma regular e gerando uma concorrência desleal dentro do comércio", disse o delegado da Receita.
Os produtos foram levados para o depósito da Receita em Poços de Caldas. Os comerciantes podem apresentar notas fiscais para recuperar a mercadoria a partir da semana que vem. Depois os produtos irregulares serão destinados a instituições ou leiloados.

Comentários