Câmara de São Lourenço declara extinto mandato de vereador suspeito de rachadinha

A Câmara de São Lourenço declarou o mandato do vereador Paulo Gilson Chopinho de Castro Ribeiro (PSC), o Chopinho, extinto na segunda-feira, dia 23, durante sessão extraordinária.
De acordo com o Decreto 307/2019, o vereador atingiu o máximo de faltas injustificadas permitidas durante o ano, ou seja, 1/3 do número total das reuniões ordinárias realizadas de janeiro a dezembro.
No dia 16, quando foi realizada a 42ª e última sessão programada de 2019, foram contabilizadas 14 ausências do parlamentar. Ele teve três dias para apresentar a defesa, cujo conteúdo foi analisado pela presidência da Casa Legislativa.
O vereador, suspeito de participar de um esquema de "rachadinha", está preso desde setembro. Segundo o promotor responsável pela investigação, Leandro Pannaim, o parlamentar teria usado a influência para nomear conhecidos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e receber parte do salário deles.
Chopinho e mais cinco pessoas respondem na Justiça por associação criminosa, corrupção, tráfico de influência, favorecimento real e extorsão. Além do processo por ausência das reuniões, ele enfrentava um processo disciplinar da comissão de ética e decoro parlamentar.

Comentários