Operação de combate a esquema de sonegação de impostos tem alvos em 8 estados e no DF

Uma operação de combate a um milionário esquema de sonegação de impostos é realizada, na manhã desta terça-feira, dia 10, em oito estados do Brasil e no Distrito Federal (DF). De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), são cumpridos 109 mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo bancário e de comunicação, sendo 73 em Minas.
O crime seria comandado por profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão. Batizada de "Quem viver verá”, a operação é uma força-tarefa que envolve as Receitas Estaduais e Federal, o Ministério Público e as polícias Civil e Militar.
Só em Unaí, na Região Noroeste de Minas Gerais, são cumpridos 38 mandados. Nesta cidade, até às 8h, uma pessoa havia sido presa por porte ilegal de arma.
Em Belo Horizonte, há um alvo da operação. Segundo o MPMG, o objetivo da ação é recuperar aos cofres públicos milhões de reais sonegados no setor de grãos.
As investigações apontam que, em parceria com produtores, os corretores são os protagonistas do esquema. Eles seriam responsáveis pelas negociações com os produtores rurais e com as indústrias que compram os grãos, remunerando as empresas que emitem as notas frias.

Comentários