Ministério da Saúde convoca 14 categorias para combater coronavírus

Para o enfrentamento do novo coronavírus, o Ministério da Saúde determinou que profissionais de diversas áreas da saúde se cadastrem, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. A informação foi divulgada em portaria publicada no Diário Oficial da União, na quinta-feira, dia 2.
O Ministério da Saúde convocou 14 categorias da área da saúde. Serviço social, Biologia, Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Técnicos em radiologia.
A determinação considerou a necessidade de mobilização da força de trabalho diante da atual pandemia e, também, a situação de Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 30 de janeiro de 2020.
A ação será implementada por meio de um cadastro geral de profissionais da saúde habilitados para trabalhar em território nacional. Os profissionais devem preencher os formulários eletrônicos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e realizar um curso de capacitação à distância. O link de acesso ao curso online será enviado ao profissional ao final do cadastramento.
A participação no curso e o cadastro são obrigatórios devido à situação de emergência. O Ministério da Saúde identificará e informará ao Conselho o profissional que não concluir o curso de capacitação.

Comentários