PESQUISADORES DA UFLA USAM LINHAÇA EM TRATAMENTO DE PESSOAS COM CÂNCER

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão usando a semente de linhaça como aliada no tratamento do câncer de intestino. Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição (DNU) da faculdade mostra que o consumo do alimento ajuda a acabar com a constipação intestinal, uma alteração que reduz para menos de três evacuações por semana e afeta a qualidade de vida dos pacientes.
A orientadora do projeto, Isabela de Castro Coelho, reforça que é preciso tomar outros cuidados. "Todo produto que é rico e fibra precisa de água sendo consumida durante o dia para que tenha essa eficácia nos indivíduos".
Ao todo, 25 pessoas com diferentes tipos e estágios de câncer que estão em tratamento no Hospital Bom Pastor, em Varginha, participaram dos testes. Elas ingeriram 30 gramas de semente de linhaça misturadas em meio copo de água por dia.
"Mais de 82% dos pacientes aumentaram a frequência de evacuações e cerca de 96% relataram melhora na consistência das fezes. ", pontua Isabela.
Os pacientes do estudo já faziam quimioterapia, radioterapia ou cuidados paliativos e não apresentavam uma resposta satisfatória ao tratamento convencional.

Comentários