Romeu Zema anuncia a entrega de 500 respiradores, Lavras foi beneficiada

O governador Romeu Zema anunciou na terça-feira, dia 16, na Cidade Administrativa, durante coletiva de imprensa virtual, a entrega de 500 respiradores. Deste total, 420 foram adquiridos com recursos da Ação Civil Pública movida contra a Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), a título de garantia do rompimento da barragem da mineradora em 2015, em Mariana. Os 80 restantes foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Romeu Zema explicou que cerca de 320 são considerados não invasivos (beira de leito). Até o final do mês, o Estado receberá mais 100 respiradores, que estavam previstos para chegar em julho. Somados aos 80 do governo federal, 500 ventiladores passarão a equipar o sistema de Saúde do Estado.
Na ocasião, o governador também anunciou mais 79 novos leitos de UTI divididos nos seguintes municípios: Lavras, Itaúna, Ipatinga, Patrocínio, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Ouro Preto, João Monlevade, Governador Valadares, Unaí, Teófilo Otoni, Salinas, Taiobeiras, Lagoa da Prata e Conselheiro Lafaiete.
Desta forma, o Estado passa a contar com 2.964 novos leitos de UTI. "Hoje, a situação da estrutura do Estado é muito superior à situação de 90 dias atrás, no início da pandemia", lembrou o governador.

Comentários