SAÍDA DE MÉDICOS ESPECIALISTAS QUE ATENDEM PELO SUS AFETA ATENDIMENTOS NA REDE PÚBLICA

A saída de médicos especialistas que atendiam pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Poços de Caldas, tem afetado os atendimentos. Vinte e três profissionais concursados ou que foram contratados deixaram os cargos nos últimos dias, depois de uma exigência do Ministério Público para o cumprimento de carga horária.
Os médicos que deixaram os cargos atendiam uma quantidade pré-estipulada de pacientes, ao invés de cumprir a carga horária de trabalho. Essa prática foi considerada irregular. O MP recomendou que a Prefeitura instalasse ponto eletrônico nas repartições de saúde e que os médicos cumpram a jornada de trabalho.
“Alguns médicos que não podem adequadamente cumprir a sua jornada estão validamente deixando o serviço, serviço para o qual eles já sabiam qual era o salário, prestaram concurso para esse salário e devem compreender que o médico é importante na área de saúde, como são todos os demais servidores", disse o promotor de justiça Sidney Boccia.
Os encaminhamentos para médicos especialistas geralmente são dados nos PSF´s da cidade depois que os moradores passam por uma consulta com o clínico geral. Mas, nos últimos meses, os encaminhamentos estão parados nos postos.

Comentários