NENHUM CASO DE DENGUE FOI CONFIRMADO EM NEPOMUCENO NO ANO DE 2018

No ano de 2018, nenhum caso de dengue foi confirmado em Nepomuceno e também em Lavras. As ações para controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser mantidas durante todo o ano, como aconteceu em Lavras, onde a cidade não registrou nenhum caso. Entretanto, a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas tornam as medidas de prevenção ainda mais relevantes. Neste período, mais do que nunca, o ideal é eliminar recipientes que podem servir para acúmulo de água e, consequentemente, para a proliferação do mosquito.
Cerca de 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências e o período de chuvas e calor é considerado o cenário ideal para proliferação do mosquito. Seu ciclo de reprodução pode variar de 5 a 10 dias, passando pela fase larvária até chegar à forma adulta. É a fêmea do mosquito que deposita seus ovos na parede interna dos reservatórios e estes podem permanecer viáveis por aproximadamente um ano.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cada cidadão deve contribuir para que seu ambiente doméstico e de trabalho esteja livre do Aedes.

Comentários