Eleitor que não for às urnas para escolha de prefeito e vereadores poderá justificar através de um aplicativo

No próximo domingo, os nepomuceneses irão ás urnas para escolher entre 4 candidatos a prefeito, que são eles a atual prefeita Iza Menezes, Marcos Memento (ex-prefeito), José Luís Petrini (ex-vereador) e Luís Fernando Pereira de Souza. A cidade tem 174 candidatos á vereador.

Votar é um dever de todos e um compromisso com a democracia, mas se por alguma razão o eleitor não puder cumprir seu compromisso no próximo domingo, dia 15, ele terá que justificar a ausência do voto e poderá fazer isso sem sair de casa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota explicando como isso será possível por meio de uma nova versão do aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets. A inovação vai auxiliar os cidadãos que já baixaram e habilitaram o aplicativo em seus dispositivos móveis e estiverem fora de seu domicílio eleitoral ou impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, datas do primeiro e segundo turno das Eleições.

O TSE afirma que o aplicativo só vai aceitar justificativa depois da votação. No entanto, a Justiça Eleitoral prepara uma segunda versão da plataforma, que vai permitir a justificativa nos dias do pleito. No entanto, essa nova funcionalidade ainda não tem data para ser lançada.

Comentários