UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS APOSTA EM PARCERIA COM HOSPITAIS EM NOVOS PROJETOS NA ÁREA DE SAÚDE

Colchão inteligente, órteses e suporte de peso: tecnologias promovem qualidade de vida. O Núcleo da Universidade Federal de Lavras aposta em parceria com hospitais em novos projetos na área de saúde.
Pessoas lesionadas e pacientes de Acidente Vascular Encefálico (AVE) são o principal foco do núcleo Bioengenharia Aplicada à Reabilitação Humana (Bearh), que atua dentro da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no desenvolvimento de tecnologias na área de saúde. Entre os projetos estão órtese de tornozelo, peso corporal e colchão pneumático inteligente.
O núcleo da Ufla começou a funcionar em 2017 e conta hoje com alunos e professores da universidade. Ao todo, cerca de 30 membros trabalham ativamente no desenvolvimento de tecnologias.
Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o núcleo busca baratear o custo dos produtos e equipamentos para pessoas mais necessitadas, ou seja, proporcionando aos pacientes um amplo acesso a estas tecnologias. Para isso, são utilizadas tecnologias de baixo custo, fazendo com o que o produto final saia bem mais em conta que o valor de mercado.

Comentários