Polícia Civil faz operação contra esquema que facilitava obtenção da CNH em Três Corações, MG

Polícia Civil faz operação contra esquema que facilitava obtenção da CNH em Três Corações, MG

Oito pessoas foram presas nesta terça-feira (18) em uma operação contra um esquema de facilitação na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em Três Corações (MG). Ao todo foram cumpridos 15 mandados, sendo oito de prisão e sete de busca e apreensão em autoescolas e residências.
Segundo a Polícia Civil, os mandados de prisão foram decretados porque proprietários e servidores de autoescola estariam envolvidos com a facilitação na obtenção de CNH’s. Por isso, moradores de cidades vizinhas estariam utilizando endereços falsos e transferindo os dados para Três Corações para obter a carteira de habilitação. Na maioria dos casos, as mudanças eram feitas após reprovações em outros municípios.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, esta primeira etapa da investigação durou um ano e meio. Foi constatado que alguns alunos foram liberados das aulas presenciais, sem a utilização da biometria, além de pagamento de valores a terceiros com a promessa de facilitação na obtenção da CNH.
"Esta facilitação funcionava a partir de candidatos previamente reprovados em cidades da região e que transferiram seus prontuários para Três Corações com endereços falsos. Durante as investigações, a gente percebeu que as provas teóricas e práticas não eram realizadas. Isto foi descoberto porque foram lançadas aulas em determinados dias e horários e depois foi comprovado que nesses mesmos dias e horários as pessoas estariam em outro município e em horário de trabalho, explicou o delegado Alisson Felipe Procópio Sentevilles.
O chefe de departamento da Polícia Civil informou que irá investigar se a facilitação para a obtenção da CNH também ocorreu dentro da Polícia Civil.
"O que a gente pode dizer é que existia uma facilitação. As autoescolas disseram que tinham meios de facilitação para obtenção irregular e fraudulenta destas carteiras", afirmou Pedro Paulo.
  Dos oito presos, seis homens foram levados para o presídio de Elói Mendes e duas mulheres para o presídio de Bom Sucesso. Um instrutor de trânsito de uma das autoescolas investigadas, colaborou com informações e foi liberado.

Comentários