Ijaci entra em disputa para receber fabrica da heineken.

Ijaci entra em disputa para receber fabrica da heineken.

Na semana passada, no dia 13, a cervejaria Heineken anunciou que havia desistido de construir uma fábrica da empresa em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão ocorreu, segundo a direção da Heineken no Brasil, após um imbróglio envolvendo o empreendimento, que foi embargado na Justiça pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também abriu inquérito civil público para apurar a situação.
De acordo com nota enviada à imprensa, a cervejaria ainda não havia definido em qual local seria construída a fábrica. O projeto, no entanto, continuará sendo executado em Minas. Tão logo foi anunciada a desistência de Pedro Leopoldo, ainda na manhã de segunda-feira, dia 13, um grupo de pessoas que incentiva o desenvolvimento de Lavras, denominado Vale dos Ipês, entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana Paulo Renato Gonçalves Júnior, o Paulo Curió, e passou a informação.
A prefeita Jussara Menicucci também foi informada sobre a decisão da Cervejaria Heineken e imediatamente determinou ao seu secretário Paulo Curió que fosse feito contato com a empresa, o que foi feito e Lavras foi uma das primeiras cidades a demonstrar interesse em receber o empreendimento.
Na segunda-feira, dia 20, o site de notícias G1 Sul de Minas publicou uma matéria sobre as cidades da região do Sul de Minas que já havia se manifestado interesse em recebe a cervejaria e omitiu – prática comum - o nome de Lavras. Segundo o G1, cidades como Três Corações, Passos e São Sebastião do Paraíso fizeram contato com a empresa cervejeira. O que se sabe é que hoje existem centenas de cidades interessadas no empreendimento.
Agora mais uma cidade entrou no circuito, trata-se de Ijaci. No dia 20, segunda-feira, o prefeito Fabiano Moretti enviou um ofício para a representante da Heineken em São Paulo, Vanessa Castro Silva, apresentando aquele município, que tem inúmeras vantagens a oferecer. Além da topografia, que viabiliza qualquer tipo de edificação, Ijaci tem a vantagem de poder oferecer em abundância a principal matéria prima para a cervejaria, que é a água, pois a cidade está às margens do lago do Funil. No ofício Fabiano destacou também a localização geográfica do município e a logística de transporte, pois naquela cidade está uma das maiores fábricas de cimento da América Latina, a "Intercement".
Paralelamente ao pedido, a cidade deu início a uma campanha denominada "Vem pra Ijaci Heineken", uma mobilização da população nas redes sociais, com vídeos, folders e posts alusivo a campanha, uma demonstração de que os ijacienses estão empenhados com o poder público em industrializar a cidade.
 
 

Comentários