QUEDAS DE EUCALIPTOS DEIXAM PELO MENOS 900 MIL PESSOAS SEM ENERGIA NO SUL DE MINAS

A queda de árvores altas, como o eucalipto, está diretamente ligada à falta de energia para mais de 900 mil consumidores da região, segundo a Companhia Elétrica de Minas Gerais, a Cemig. Na última semana, moradores de pelo menos seis municípios ficaram sem energia elétrica porque eucaliptos atingiram as redes de transmissão. Entre as cidades afetadas estão Varginha, Santana da Vargem, Carmo da Cachoeira e Campo Belo.
Segundo a Cemig, como os eucaliptos são altos, eles se enroscam na rede elétrica. Só em 2018, a Cemig registrou mais de 6,5 mil ocorrências.
A Cemig também informou, por meio de nota, que é preciso respeitar a distância mínima da rede na hora do plantio. "Para o eucalipto, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida a distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede. Isto garante menos episódios de falta de energia, mas acima de tudo evita riscos de acidentes".
Além da queda, segundo a empresa, partes do eucalipto podem se soltar e atingir os fios. No caso de movimentação das árvores com vento, por exemplo, os galhos podem atingir a rede elétrica de foram momentânea. Assim, em caso de queda de energia, as equipes têm dificuldade em identificar a causa do problema.

Comentários