ESGOTO SEM TRATAMENTO PODE TER CAUSADO A MORTE DE 50 TONELADAS DE PEIXES EM FURNAS

Esgoto sem tratamento pode ter causado a morte de 50 toneladas de peixes em Furnas. Só um criador registrou prejuízo de quase R$ 1 milhão em Alfenas. Tilápias criadas em tanques-rede foram encontradas mortas no sábado, dia 11, na Represa de Furnas, em Alfenas (MG).
Peixes nativos também morreram. "Grande mortalidade de peixes, tanto em pisciculturas quanto em peixes nativos aqui na nossa região. Justamente aqui no braço onde lança o efluente sem tratamento, a gente fala sem tratamento porque se estivesse sendo tratado não estava tendo mortalidade", disse a técnica e perita ambiental, Cristiane Mariana Novaes.
No meio do lago, dá para se ter uma noção da proporção da mortandade de peixes. Cada um dos tanques têm cerca de 1,5 mil peixes. Um prejuízo de quase R$ 1 milhão.
A Copasa informou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está operando dentro da normalidade, de acordo com vistoria da Polícia Ambiental na tarde do sábado e, portanto, a companhia afirma que não tem nenhuma responsabilidade com a mortandade de peixe no Lago de Furnas, na cidade.

Comentários