PNEUMONIA CAUSA 72 MORTES ESTE ANO NO SUL DE MINAS

Com a chegada do frio, o risco de pneumonia aumenta e tem preocupado médicos do Sul de Minas. Só neste ano, já foram registrados 453 casos e 72 mortes causadas pela doença nas seis cidades mais populosas da região.
O número segue a tendência de 2018, quando foram 2499 casos de pneumonia, causando 276 mortes em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Lavras e Itajubá.
“Muito preocupante, tendo em vista que a pneumonia hoje é a maior causa de internação hospitalar no Brasil e a quarta cause de mortes em hospitais”, explicou o médico Alexandre Pereira Xavier. Ele dá dicas de como se prevenir contra a doença. “Sempre evitar locais fechados, lavar sempre as mãos e a vacina”.
Muitos germes podem causar a pneumonia, os mais comuns são vírus e bactérias, mas agentes químicos, como fumaça e substâncias tóxicas presentes no ar que respiramos, também podem gerar a doença.
Muitas pessoas confundem os agentes infecciosos causadores da pneumonia com os da gripe, mas são doenças diferentes. A segunda pode evoluir para uma pneumonia, por isso a vacina da gripe é uma prevenção, mas não imuniza contra pneumonia em si, alertam os médicos.
Assim como a gripe, idosos, crianças e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido estão mais suscetíveis a contrair a pneumonia.

Comentários