Pescadores encontram barco a vapor, do Século 19, soterrado às margens do Rio Grande em MG

Pescadores encontraram uma embarcação soterrada às margens do Rio Grande, em Ribeirão Vermelho (MG). O barco a vapor do século 19, com cerca de 10 metros de comprimento, seria responsável pelo transporte de passageiros e pequenas mercadorias.
Outra embarcação também apareceu com a baixa da Represa do Funil. Uma lancha, toda feita de madeira, não vai poder ser restaurada.
Os moradores disseram que é comum encontrar embarcações no local, porque ali funcionava o antigo porto da cidade. Agora que o rio baixou, é possível ver um pedaço dele, um paredão de pedra, onde os barcos atracavam.
Antes de virar uma referência ferroviária, Ribeirão Vermelho teve um intenso movimento de navegações até o fim dos anos 1940. O atual prédio da prefeitura foi a central das operações.
Em 2014, uma lancha do século passado também foi encontrada. Na época, a prefeitura havia prometido a retirada para preservação. Mas a promessa não foi cumprida e a lancha está no mesmo lugar até hoje. A prefeitura diz que não houve tempo suficiente para fazer a retirada. A ONG Circuito Ferroviário se interessou pelo barco e disse que vai fazer a restauração.
Imagem: Embarcação encontrada

Comentários