Operação apura fraudes em compras de peças na Secretaria de Obras de Elói Mendes

A Polícia Civil, em investigação conjunta com o Ministério Público, cumpriu 11 mandados judiciais na manhã de quarta-feira, dia 21, em Elói Mendes (MG), na segunda fase da Operação “Trem Fantasma”. Uma servidora pública foi presa suspeita de participação na fraude de compra de peças de veículos pela Secretaria de Obras da prefeitura. Também foram cumpridos mandados em Varginha.

Ao todo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária da servidora, após a investigação. Os trabalhos tiveram apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda. Documentos, celulares e computadores foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Fazenda para apurar, além da fraude, crime de sonegação fiscal.

As investigações, que começaram em setembro de 2018, mostraram que servidores municipais teriam desviado verbas do município em compras de peças para veículos da frota da prefeitura. O suposto esquema também teria envolvido empresários do ramo de autopeças.

A funcionária é suspeita de fazer a ligação entre as empresas e a prefeitura. Além dela, dois secretários municipais que estiveram à frente da Secretaria de Obras de Elói Mendes entre os anos de 2016 e 2018 também são suspeitos de participarem do esquema. Eles teriam assinado documentos confirmando o recebimento das peças que na verdade nunca chegaram. Os prejuízos aos cofres públicos, segundo a Polícia Civil, chegaram a R$ 250 mil. A polícia investiga a participação de mais servidores no suposto esquema.

Comentários