Mestres e maestros de bandas de MG se reuniram em Nepomuceno
"Salvem as Bandas" este é um projeto que foi discutido na cidade de Nepomuceno, no último final de semana.
Entre os estados da Federação, Minas é o que possui o maior número de bandas registradas. Atualmente, existem 705 corporações civis cadastradas pela Secretaria de Estado de Cultura. Muitas delas com cem, duzentos e até trezentos anos, por isso, é importante a iniciativa para preservar o patrimônio do povo mineiro.
Elas são guardiãs de uma tradição de longa data, as bandas possuem a importante missão de alegrar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além de promover a música popular brasileira.
Na reunião em Nepomuceno, foi constituída uma diretoria por aclamação, sendo dois nepomucenenses na direção, como presidente Maestro Claudemir José Rodrigues, atual regente da cidade de São Gonçalo do Sapucaí e o Maestro da Banda de Música Dona Veiguinha Luiz Otávio Taveira, como secretário.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Nepomuceno.
Na reunião estiveram presentes representantes de bandas das seguintes cidades: São Gonçalo do Sapucaí, Machado, Cambuquira, Seritinga, Varginha, Coqueiral, Sarzedo, Boa Esperança, Perdões, Pouso Alegre, Ibituruna, Ribeirão Vermelho e Campo Belo. A próxima reunião que vai fortalecer o projeto será realizada em Sarzedo, com data ainda a ser confirmada.