Vigilância Epidemiológica de Nepomuceno intensifica ações no combate ao mosquito da dengue

O período de chuvas pelo qual passa o Brasil, somado ao calor do Verão, exige que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya sejam redobrados, essa condição climática aumenta as chances de propagação dessas doenças, já que cria o ambiente "perfeito" para a reprodução do Aedes aegypti.
Com o risco de surto das doenças causadas pelo mosquito, em Nepomuceno, Lavras e em toda a região a Vigilância Epidemiológica tem estratégias de combate. A iniciativa consiste em limpeza de terrenos públicos, transporte de materiais inservíveis descartados, visita de agentes de combate às endemias, entre outros.
Pouco adianta estas ações se não tiver o apoio da população, o morador é o agente de saúde da própria casa, durante 24 horas. O morador deve se dedicar elo menos 10 minutos por semana para identificar e eliminar os possíveis criadouros.
Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para acabar com os focos em casa estão: manter calhas sempre sem folhas ou materiais que possam impedir a passagem da água; guardar baldes com a boca virada para baixo e preencher os pratinhos de vasos de planta com areia até a borda.
Em relação aos sacos de lixo, a recomendação é de fechar bem e não deixar ao alcance de animais. Outra precaução é a limpeza da caixa d'água, um dos locais mais comuns para focos do mosquito Aedes. Para isso, esse reservatório de água deve ser esvaziado até que chegue a um nível de, mais ou menos, um palmo de altura. A partir daí, esfregar as paredes e o fundo da caixa com escova. Quando terminar a limpeza, retirar a água suja com balde e a sujeira com pá de plástico. E não se esqueça: sempre manter a caixa d'água fechada.

Comentários