Hospital Vaz Monteiro suspende cirurgias eletivas por causa do Covid-19
Diante da grave crise de saúde que o Brasil está começando a enfrentar, os hospitais e órgãos de saúde estão trabalhando norteados pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana causada pelo novo coronavírus Covid-19.
Considerando as deliberações do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, o Hospital Vaz Monteiro (HVM) em Lavras, suspenderá a partir de segunda-feira, dia 23, suas cirurgias eletivas. Cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, o paciente pode aguardar, ou seja, podem ser agendadas para outras datas. Isso desafoga o sistema de saúde e protege os próprios pacientes de se contaminarem com coronavírus Covid-19 no hospital.
Segundo a direção do HVM, vai competir aos diretores Clínicos e Técnico avaliar e deliberar sobre os procedimentos imprescindíveis para garantir a segurança e continuidade da conduta médico-assistencial já iniciada, evitando prejuízos aos pacientes.
A nota do HVM afirma que ficam mantidos os atendimentos de Urgência/Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e internações reguladas via Sistema SUS Fácil-MG. Quaisquer dúvidas e ou observações deverão ser encaminhadas para a Administração do Hospital.