Coronavírus: 120 laboratórios de Minas querem fazer diagnóstico, mas governo não tem previsão para credenciamento

Mais de cem laboratórios manifestaram interesse em compor a rede responsável pelos diagnósticos do novo coronavírus em Minas Gerais. Mesmo com a possibilidade de pico de casos da doença nos próximos dias, ainda não há previsão para o credenciamento destas empresas. A informação foi confirmada pela Fundação Ezequiel Dias ao G1 na segunda-feira, dia 30.
O processo de habilitação de laboratórios que integrarão a RedeLab Covid-19 começou no dia 23, com a manifestação de interesse e envio de documentos por parte das empresas, que estão sendo analisados pela fundação. Até o dia 26, data da última atualização pela Funed, 120 laboratórios já haviam manifestado interesse.
Segundo a Funed, serão habilitados laboratórios públicos ou particulares que atendam os seguintes requisitos.
Os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG) que trabalham nos oito laboratórios de pesquisa da instituição, devem se juntar à força-tarefa que analisa exames para detectar o novo coronavírus no estado.
A UFMG tem disponíveis cerca de 3 mil testes, adquiridos com recursos próprios e usados nas pesquisas, para começar o trabalho enquanto os kits do estado não chegam. Mas a instituição ainda aguarda autorização da Funed para iniciar os trabalhos.

Comentários