Minas tem 88,5% dos leitos de UTI ocupados, aponta Ministério da Saúde

Na corrida contra o tempo pelo aumento de leitos de UTI e compra de respiradores – equipamentos essenciais para tratar os casos graves de coronavírus e evitar ainda mais mortes –, um documento do Ministério da Saúde, do dia 27 de março, mostra que 88,5% das unidades de tratamento intensivo estão ocupadas em Minas Gerais.

Conforme o mapeamento, o índice mineiro é o terceiro pior do Brasil, atrás apenas daquele de Mato Grosso do Sul (90,8%) e do Paraná (90%). Já unidades federativas com menor ocupação são Distrito Federal (59,1%) e Amazonas (61%) – a média do país fica em 78%.

Questionado sobre a alta taxa de ocupação do sistema, o Ministério da Saúde disse que está em elaboração um plano, em conjunto com gestores locais, que tem o "objetivo de desafogar e reduzir a ocupação de leitos de terapia intensiva, com medidas clínicas, de manejo de pacientes e de gestão. Além de otimizar a infraestrutura existente, o planejamento busca adequar a oferta de leitos nas regiões de menor assistência, com a criação de novos leitos", informou em nota.

O texto lembra que, com a adoção de medidas como a suspensão de cirurgias não urgentes e o menor número de internações por traumas devido às restrições de circulação nas ruas, a queda na ocupação dos leitos de UTI no país chega a até 50%.

Comentários