Uso de máscaras é obrigatório a partir de hoje em BH e todo o estado
O uso de máscaras passa a ser obrigatório em Belo Horizonte e em todo o Estado a partir de hoje, dia 22. De acordo com decreto municipal publicado na última sexta-feira, a medida é válida para todo espaço público da cidade, transporte coletivo e para os estabelecimentos comerciais. As lojas terão de afixar cartazes informando sobre como usar a máscara e o número de clientes permitidos ao mesmo tempo no local. Medida essa para evitar aglomerações. A fiscalização será feita pelos próprios comerciantes. Se descumprirem a norma, poderão ser punidos com a perda do alvará de funcionamento.
Na última semana, o governador Romeu Zema (Novo) sancionou lei que obriga a utilização, em todo o estado, por “profissionais que prestam atendimento ao público em órgãos e entidades públicos, nos sistema penitenciário e socioeducativo, nos estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, rodoviários e metroviários, nas instituições de acolhimento de idosos, nas lotéricas e nos serviços de transporte público e privado de passageiros de competência estadual”.
A polêmica medida abraçada por prefeituras mineiras segue as recomendações atuais do Ministério da Saúde, que mudou suas instruções em relação ao uso de máscaras de proteção por pessoas que não apresentam sintomas do novo coronavírus.