Universidade de Lavras investe no enfrentamento ao coronavírus após receber R$ 5,5 milhões do MEC
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vai investir em projetos voltados ao enfrentamento ao coronavírus na região. A iniciativa foi tomada após o Ministério da Educação (MEC) informar que repassará R$ 5,5 milhões para a instituição.
Com a verba, a Ufla desenvolverá projetos como: realização de testes diagnósticos, estruturação de hospital de campanha, produção de equipamentos para atendimentos de saúde e produção e distribuição de álcool 70%.
De acordo com a Direção Executiva da Ufla, a verba será destinada à instituição por conta do MEC ter aprovado o Termo de Execução Descentralizada (TED) para desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19, com o objetivo de auxiliar os órgãos de saúde pública da região de Lavras.
Em um dos projetos, a Ufla fará a estruturação de um laboratório no Departamento de Ciências da Saúde (DSA) para realização de testes rápidos e moleculares para diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus.
A instituição também fará a montagem de um hospital de campanha em local estratégico, em parceria com o município de Lavras. A prefeitura deverá cuidar da parte operacional de atendimento, ficando a Ufla com a organização estrutural e de equipamentos. Estão sendo planejados 30 leitos de enfermaria e uma sala para atendimento a casos mais graves.
A Universidade Federal de Lavras também contemplará projetos que já estavam em andamento, como é o caso da produção de máscaras e de outros equipamentos essenciais aos atendimentos de saúde. Outra ação da Ufla será o aumento na produção e distribuição de álcool em gel e álcool líquido.