Bandeira tarifária da energia continua verde em maio
Em abril, pelo quarto mês consecutivo, a bandeira tarifária de energia permanece verde. Isso significa que as contas não devem ficar mais caras no mês que vem. Normalmente, as bandeiras amarelas e vermelhas são acionadas quando há poucas chuvas, as hidrelétricas produzem menos energia e as companhias são obrigadas a usar as termelétricas, que custam mais. Mas, como choveu bastante e o isolamento social por conta do coronavírus diminuiu o consumo de energia no país, não foi necessário recorrer às termelétricas.
As cores verde, amarela e vermelha indicam ao consumidor o custo de geração de energia elétrica no país. As bandeiras tarifárias começaram a valer em janeiro de 2015 e, a partir do dia 24 de outubro de 2017, os valores foram revisados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor.
A bandeira verde significa "custos baixos" para gerar a energia e nenhum acréscimo na tarifa. A bandeira amarela, por sua vez, indica um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Já a bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração.