Ciclone chega nesta quinta; veja onde pode haver ventanias de até 80 km/h
Um ciclone extratropical deve se formar no interior da América do Sul a partir desta quinta-feira, de acordo com a previsão do tempo. O fenômeno deve se formar no interior do continente na altura de Mato Grosso do Sul e cruzar a região Sul, provocando chuva volumosa, persistente e abrangente, com possibilidade até de granizo e raios em algumas áreas.
De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, os efeitos do fenômenos devem ser sentidos já nesta quinta-feira, 3, provocando chuvas que vão do interior do Rio Grande do Sul, passando por quase toda a costa brasileira.
Segundo o meteorologista, cidades como Francisco Beltrão (PR), Guarapuava (PR) e Chapecó (SC) terão ventanias de até 70 km/h. Já em Rio Grande (RS), onde fica o principal porto do gaúcho, a expectativa é de ventania na casa dos 80 km/h, o que pode prejudicar as atividades no terminal.
Além do vento, o ciclone extratropical trará chuva que pode chegar aos 50 mm no oeste de Santa Catarina e parte do norte do Rio Grande do Sul. As nuvens vão até o Sudeste, abrangendo o sul de Minas Gerais e parte de São Paulo.