Ibope inicia testes para identificar evolução da Covid-19 em Varginha
Teve início na quinta-feira, dia 4, em Varginha a segunda etapa da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) sobre a Covid-19. O município foi um dos 133 escolhidos para o levantamento sobre a evolução de casos do novo coronavírus.
O principal objetivo da pesquisa é avaliar a velocidade da propagação do vírus e disseminação da doença nas cidades. Desse jeito, os órgãos de saúde conseguem se preparar melhor no combate à pandemia.
A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é financiada pelo Ministério da Saúde. As casas foram sorteadas de acordo com o mapeamento do Ibope.
Os moradores recebem os pesquisadores, respondem a um questionário e também são testados em um aparelho que demora mais ou menos 15 minutos para liberar o resultado. Se for positivo, a vigilância epidemiologia é acionada.
Foram escolhidas 133 cidades em todo o país. No Sul de Minas, além de Varginha, também é realizada em Pouso Alegre e tem o objetivo de avaliar a velocidade de propagação do vírus e a disseminação da doença nas cidades.