Aumento da criminalidade em algumas cidades de Minas Gerais

A segurança e a redução da criminalidade em Minas Gerais, em muito explicada pelo distanciamento social por causa da pandemia de COVID-19, não são compartilhadas por todos os mineiros. Entre janeiro e o dia 20 de abril, das 79 áreas atendidas por unidades da Polícia Militar em municípios sede, 37 (46,8%) apresentaram aumento de homicídios tomando por base o mesmo período de 2019. Os números são de pesquisa ao Armazém do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids) detalhando as ocorrências com vítimas de homicídio em batalhões e companhias especiais da corporação.
O estado registrou queda de 33% desse tipo de crime, e Belo Horizonte apenas 3% de retração. Contudo, mesmo na capital há locais onde os assassinatos apresentaram alta, como nas regiões Oeste, Norte e Centro-Sul.
Dos municípios acima de 100 mil habitantes com os oito maiores índices de ampliação de homicídios dentro do período de janeiro a 20 de abril, seis estão nesse eixo de influência. Nas cidades do Sul de Minas as cidades de Varginha e Passos são as de maiores preocupações.

Comentários