Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada até outubro

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro em todo o país. O fim estava programado para esta segunda-feira, dia 31, mas foi adiado para outubro. Nesta etapa, o objetivo é vacinar pessoas entre 20 e 49 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país, apenas 5,8% do público-alvo foi vacinado. O sarampo é uma doença viral, infecciosa grave e com alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até outras 18 pessoas.
No Sul de Minas, as maiores cidades também aderiram à nova data da campanha. Como já se sabe, o único meio de prevenir o sarampo é por meio da vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, devido o aumento de casos em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas com uma dose extra.
A primeira dose deve ser aplicada em crianças que completarem 12 meses. Já a segunda dose, deve ser aplicada após os 15 meses de vida.
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com uma dose comprovada da vacina, deverá receber a 2ª dose da vacina. Caso a pessoa não tenha tomado nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra serão necessárias duas doses. Já para quem de 30 a 59 anos, será necessário apenas uma dose.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, todas as pessoas de 20 a 49 anos devem receber uma dose da vacina contra o sarampo, mesmo que o cartão de vacinação esteja regular. A vacina não é indicada para mulheres grávidas.

Comentários