Minas Consciente: Lavras retrocederá para a Onda Amarela
O Governo de Minas Gerais reclassificou as micros e macros regiões em que Lavras se encontra na divisão do programa Minas Consciente, que determina como deve funcionar as atividades comerciais, esportivas, religiosas e recreativas, que tem um impacto direto na economia do município.
Atualmente Lavras está na "Onda Verde" do programa, que é a que flexibiliza as atividades, porém, a partir deste sábado, dia 26, a cidade vai regredir para a "Onda Amarela", na qual as restrições aumentam consideravelmente.
O Minas Consciente é dividido em três ondas, sendo a vermelha a mais restritiva (quando apenas serviços essenciais podem funcionar), a amarela é intermediária, podendo funcionar serviços essenciais e não essenciais, e a verde é o nível hierárquico que permite a abertura de mais estabelecimentos, incluindo os essenciais, os não essenciais e os não essenciais com alto risco de contágio.
Lavras a partir de sábado passará pelo retrocesso de flexibilização e terá que fechar estabelecimentos que ofereçam serviços não essenciais com alto risco de contágio, como bares com música ao vivo, feiras, parques e cinemas.
Como migraram para a onda amarela, continuarão a funcionar bares com consumo no local (mas sem música ao vivo), além de autoescolas, salões de beleza e comércios de roupas e calçados.