Maior parte de candidatos a vereadores é preta e parda; a prefeitos, branca

O registro de candidatos para as eleições deste ano teve uma mudança histórica, com mais pessoas que se autodeclararam pretas e pardas do que brancas. Além disso, houve um aumento da proporção de candidaturas femininas em relação a 2016.
Até às 17 horas de domingo, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrava que de 544.288 inscritos, 49,8% de candidatos se autodeclararam pretos e pardos, enquanto 47,8% informou ser branco. No último pleito municipal, em 2016, o cenário era inverso, com praticamente o mesmo percentual.
O que puxa a estatística neste ano é o número de vereadores: 50,8% são pretos e pardos enquanto 46,8% são brancos. No caso de prefeitos e vice-prefeitos, a maioria dos candidatos são brancos, sendo 63,2% e 59%, respectivamente. O registro de candidaturas se encerrou no sábado, dia 26, mas os números do sistema do Tribunal ainda devem sofrer alteração no início da semana, quando será concluído o processamento e inclusão das informações. As informações ainda passarão por análise da Justiça eleitoral. 

Comentários