PRF apreende no Sul de Minas, pássaros da fauna brasileira que seriam vendidos em feira no RJ
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 190 pássaros da fauna brasileira na noite de sexta-feira, dia 6, em Pouso Alto, no Sul de Minas, quase divisa com o Rio de Janeiro. Os pássaros estavam acondicionados em gaiolas minúsculas, sem água e comida, muitos debilitados e todos com alto grau de estresse.
As gaiolas estavam em um carro que foi parado pelos federais. Um marginal, de 56 anos, foi detido, ele contou à polícia que os pássaros eram procedentes de Três Corações e estavam sendo levados para Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde tem uma feira ilegal que comercializa animais silvestres, armas, drogas e produtos roubados.
O criminoso transportava 130 pássaros da espécie trinca-ferro, além de canários e outros. O criminoso assinou um termo de compromisso para se apresentar à justiça, e foi liberado. A Polícia Ambiental foi informada e o marginal deverá pagar multa que gira em torno de R$ 75 mil. Os pássaros foram soltos na manhã de hoje, sábado, dia 7.
Aprisionar pássaros da fauna brasileira é crime, se você conhecer pessoas envolvidas com esta modalidade criminosa, denuncie. A Polícia Militar do Meio Ambiente recebe denúncias relativas ao meio ambiente e crimes ambientais.