Os atendimentos de sintomas gripais aumentaram 300% em Formiga, no Centro-Oeste de Minas.

Os atendimentos de sintomas gripais aumentaram 300% em Formiga, no Centro-Oeste de Minas.

Os atendimentos de sintomas gripais aumentaram 300% em Formiga, no Centro-Oeste de Minas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (28/12) pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que na sexta-feira (24/12), véspera de Natal, 49 pessoas passaram pelas unidades de saúde. Já ontem, este número subiu para 196.
Para se ter ideia, em apenas quatro horas, 75 pessoas foram atendidas na segunda-feira (27/12) com quadro respiratório na rede pública de saúde. A secretaria ainda não sabe precisar a quantidade exata de casos que se referem à gripe Influenza H3N2 – que tem causado no novo surto - ou à COVID-19.
Entretanto, estima-se que a maior parte seja da Influenza, com base nos testes do novo coronavírus já realizados. A maioria deu negativo. Alguns pacientes ainda não foram submetidos ao exame devido ao tempo necessário com base no início da manifestação dos sintomas.
A orientação é para que quem apresentar algum quadro respiratório procure o ginásio Vicentão. “O paciente passará pela triagem, atendimento médico, fará teste para COVID e, caso seja descartado, o médico irá prescrever o melhor tratamento”, explica o secretário da pasta, Leandro Pimentel.
O surto da gripe tem enchido hospitais em todo o país e gerado preocupação até mesmo nas cidades menores. “As autoridades sanitárias estão atentas ao surto de Influenza que o país tem vivido. Estamos monitorando cada caso afim de dar a resposta adequada, visando promover e prevenir agravos na saúde da população”, informa o secretário.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários