A segurança pública em Lavras deu um grande passo no combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e a corrupção. Ontem, quinta-feira, dia 27, foi inaugurado em Lavras um moderno Laboratório de Tecnologia de Combate à Lavagem de Dinheiro.
O Laboratório com equipamentos de ponta e pessoal altamente treinado é do 6º Departamento Regional de Polícia Civil, que tem sede em Lavras. A criação da unidade foi autorizada pelo chefe da Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. Segundo a assessoria da Polícia Civil, o serviço irá atender a todos os municípios vinculados ao 6º Departamento da Polícia Civil, localizado em Lavras e à área do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena, para isso, servidores foram capacitados e equipamentos modernos adquiridos.
Os servidores que estarão à frente do Laboratório foram capacitados e devidamente treinados para o manejo das ferramentas tecnológicas que estão à disposição da Polícia Civil. A iniciativa pioneira no Sul de Minas só foi possível em razão da parceria de várias instituições entre elas o Poder Judiciário, Ministério Público e a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Segundo o Chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, Delegado-geral Pedro Henrique Rabelo Bezerra, a instalação do Laboratório tem como objetivo: "o fortalecimento na prevenção e no combate sistêmico à prática de lavagem de dinheiro, de corrupção e de improbidade administrativa, provendo essa unidade especializada com uma equipe altamente preparada, ferramentas tecnológicas e logísticas modernas, tornando as investigações mais qualificadas para o enfrentamento e o combate às organizações criminosas, assegurando os direitos fundamentais do cidadão, restabelecendo a confiança da população mineira nas instituições públicas, bem como zelando pela integridade do erário e, por conseguinte, garantindo recursos para execução de políticas públicas e viabilizando o exercício de direitos fundamentais".
Fonte: Jornal De Lavras