ACONTECEU NA CIDADE DE DELFINÓPOLIS (MG) UM TREMOR DE TERRA QUE PODE SER SENTIDO EM OUTRAS CIDADES PRÓXIMAS
O Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília, confirmou um tremor de terra de magnitude 3.9 na tarde desta segunda-feira, dia 20, com epicentro em Delfinópolis (MG). As causas não estão esclarecidas. A princípio, ninguém ficou ferido.
Conforme a UNB, o tremor pode ter sido sentido em um raio de até 100 quilômetros e teve início às 16h46. Segundo a universidade, o tremor chegou a cidades como Passos (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Franca (SP), sendo sentido no Sul de Minas Gerais e no interior paulista. Ao todo, 37 estações detectaram o evento.
Nas redes sociais, moradores de Delfinópolis e pelo menos 10 cidades vizinhas relataram o tremor. Até a última atualização desta reportagem, nenhuma ocorrência havia sido registrada por conta do tremor pela polícia.
Segundo o professor George Sand, do Laboratório Sismológico da UNB, a hipótese mais provável para o tremor é uma acomodação natural de falhas geológicas. Conforme o professor, mesmo que essa acomodação seja de centímetros ou milímetros, isso pode provocar o tremor, considerado natural.
Ainda de acordo com o professor, outros eventos do tipo já foram registrados na mesma região nos últimos anos.
O tremor registrado nesta segunda-feira, de magnitude 3.9, é considerado de intensidade moderada.