Nepomuceno faz campanha para combate da Leishmaniose

Débora Vasconcelos Guimarães, Veterinária da secretaria de saúde da cidade de Nepomuceno, falou com a 95 Fm sobre o combate da Leishmaniose no município.
Segundo Débora eles deram início á campanha de controle da Leishmaniose Visceral Canina que é uma doença que afeta também o ser humano, sendo considerada uma doença grave e difícil de ser diagnosticada no ser humano. A maneira mais eficaz de fazer o controle dela é controlando a doença nos cães.
Ela ressaltou que irão fazer um inquérito no município realizando o teste em todos os cães da cidade. Ela pediu o apoio da população para que deixem os agentes entrarem nas residências, eles estarão identificados e estarão explicando á doença aos moradores e de como evitar e sobre os riscos porque um cão infectado mesmo que não tenha sintomas da doença ele pode transmitir a doença através do vetor. O vetor é o mosquito palha e por ser uma doença muito grave estão tentando fazer o controle no cão para não chegar ao ser humano.
Foram identificados 5 casos de animais com a doença e os animais foram eutanasiados e infelizmente é uma questão de tempo para achar casos positivos no ser humano. Um exemplo é o município de Lavras que é nosso vizinho que começou com o caso em cães e hoje eles já tem cinco casos em humanos e um deles veio á óbito.

Comentários