Cafeicultoras participam de projeto para aprender a produzir cosméticos a partir do café

Cafeicultoras de Poço Fundo – MG participam de um projeto que ensina a produzir cosméticos naturais. A produção de sabonetes, por exemplo, pode ser fonte de renda ou ajudar a reduzir os gastos das cafeicultoras.
As atividades foram promovidas pelo Grupo Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade, o Mobi, que já recebeu uma menção honrosa da ONU Mulheres.
"Como a gente aprende na prática, fica mais fácil depois para desenvolver em casa e depois pra aumentar para estar vendendo", disse a cafeicultora Fernanda de Souza Paiva.
Elas ainda vão aprender a fazer shampoo e desodorante com base em produtos naturais. A ideia é torná-las autônomas. A produção natural combina com a preocupação que elas têm com o meio ambiente.
O grupo de mulheres está ligado à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo. Esse grupo tem crescido a cana ano e hoje tem cerca de 20 integrantes. Elas começaram a ganhar maior visibilidade após receberem uma menção honrosa no Concurso Saberes e Sabores da ONU Mulheres para América Latina e Caribe.
O objetivo do grupo é incentivar a interação entre as mulheres e inseri-las no papel de protagonistas dentro e fora da lavoura. "Quando a mulher está confiante, mais segura, ela consegue desenvolver melhor toda a família", completou a coordenadora do projeto.

Comentários