Número de acidentes com escorpiões em Passos sobe e chega a 180 em 2019

O número de acidentes com escorpiões na cidade de Passos subiu no comparativo de um ano. Em 2019, já foram 180 ataques, contra 169 de todo o ano passado. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
No Sul de Minas, os casos cresceram em 68. Os números vão na contramão do estado, que teve redução de 9.308 no comparativo com o ano passado.
Segundo a referência técnica da Vigilância Ambiental da Zoonose de Passos, o aumento se deu por uma combinação de fatores. A primeira questão estaria relacionada à falta de preservação do cerrado, habitat natural do animal.
Já na cidade, o escorpião encontra alimento. Ainda conforme o órgão, a época do ano, com o clima quente e úmido, também favorece a reprodução dos animais peçonhentos. O escorpião tem como hábito ficar embaixo de entulho e lixo.
O escorpião amarelo é o único encontrado no município. A espécie se reproduz por um método chamado partenogênese, sem necessidade de acasalamento.
A população deve ficar atenta para evitar o aparecimento do animal. O ideal seria se algum possuir resíduo procurar doar, porque esse lugar serve de abrigo, evitar jogar lixo em terrenos, colocar o lixo no dia da coleta, são medidas importantes.

Comentários