Com 14 metros abaixo do máximo, Represa de Furnas tem o volume mais baixo do ano no Sul de MG

Mesmo com as chuvas que caíram no Sul de Minas dos últimos dias, a Represa de Furnas está com o nível e o volume mais baixos do ano. Hoje a represa está com 12,23% de sua capacidade.
Segundo meteorologistas, choveu algo entre 150 e 200 milímetros em dezembro, quantidade acima da média. Mesmo assim, a represa segue com nível baixo.
De acordo com Furnas Centrais Elétricas, o nível atual do Lago de Furnas é de 753,49 metros, 14,51 metros abaixo do nível máximo. Há exatamente um ano, o nível estava em 756,9 metros, ou seja, três metros e meio acima do nível atual.
Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas, o ideal seria que o lago estivesse cerca de oito metros acima do que está no momento, que deveria ser de 762 metros. Esse nível é considerado o mais seguro para atender a todos os setores, como turismo, piscicultura e a geração de energia elétrica.
No entanto, o que tem acontecido é uma queda frequente do nível do lago desde maio passado. Este é o terceiro ano seguido em que o nível de Furnas entra neste período bem abaixo da cota. Segundo a Somar Meteorologia, a previsão é que possa chover entre 27 e 32 milímetros de chuva até o dia 6 de janeiro. A expectativa é que essa chuva possa ajudar a aumentar o nível da represa.

Comentários