Estudo de Oxford vê dexametasona como grande avanço no tratamento da Covid-19

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, aponta a dexametasona, um esteroide barato e amplamente usado, como um "grande avanço" no combate à doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.
Resultados de testes anunciados na terça-feira, dia 16, mostraram que a dexametasona, que é usada para diminuir inflamações de outras doenças, reduziu as taxas de mortalidade em cerca de um terço entre pacientes de Covid-19 hospitalizados em estado grave.
Entre os pacientes de Covid-19 que não precisavam de auxílio respiratório, não houve benefício com o tratamento de dexametasona.
"É um grande avanço", afirmou. "A dexametasona não é cara na prateleira e pode ser usada imediatamente para salvar vidas em todo o mundo."
Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados contra Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, que já matou mais de 431 mil pessoas globalmente.
O teste comparou as reações de cerca de 2.100 pacientes, que foram designados de forma aleatória para receber o esteroide, com cerca de 4.300 pacientes que não receberam o medicamento.

Comentários