Pesquisador comprova eficácia de marimbondos no controle de pragas nos cafezais

Um professor e pesquisador do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Inconfidentes (MG), comprovou que os marimbondos ajudam a controlar o “bicho mineiro”, uma das principais pragas das lavouras de café. Os estudos foram feitos em duas lavouras, uma em Inconfidentes e em Ouro Fino (MG) e divulgado em uma revista científica.
O zoólogo, Marcos Magalhães de Souza, já desconfiava que os marimbondos ajudavam a controlar a infestação da praga nos cafezais e buscou comprovar a teoria. Em Inconfidentes ele estudou uma área com mais mata ao redor do cafezal e em Ouro Fino, uma área com menos mata. A pesquisa foi realizada durante um ano.
“Nós queríamos saber como poderíamos potencializar o uso deste patrimônio biológico em favor da agricultura. Comprovamos a hipótese de que onde o cafezal fosse maior, nós teríamos uma maior biodiversidade de marimbondos, o que seria positivo para o agricultor”, explicou.
O Marcos teve colaboração de outros dois pesquisadores. Eles também concluíram que atitudes simples podem ajudar a evitar outras pragas. Além disso eles alertaram sobre a prática de queimar os pontos onde estão os marimbondos. Para eles, é preciso enxergar os insertos como aliados.

Comentários