Governo de Minas anuncia produção de soro contra a COVID-19

Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) deram início, nesta semana, à imunização de cavalos para a fabricação de soro contra o novo coronavírus. O soro é produzido a partir dos anticorpos de cavalos que se tornam imunes pelo vírus inativo SARS-CoV-2. A expectativa é que lotes-piloto com 5 mil ampolas para os estudos clínicos sejam finalizados em janeiro de 2021. De acordo com a fundação, o uso do soro ocorrerá apenas em ambiente hospitalar, sob prescrição médica.

O secretário de estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, disse que “a redução de casos no estado não significa que as ações do governo cessaram. Pelo contrário. Continuamos mobilizados e trabalhando em projetos de médio prazo, como é o caso da produção do soro que está sendo desenvolvido pela Funed”.

A Funed tem experiência de mais de 100 anos na produção de soros e possui uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento do tratamento anti-SARS-CoV-2. Além disso, a Fundação ainda produz soros antipeçonhentos, antitoxinas e antiviral em atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e no Brasil.

Comentários