A taxa de incidência da doença no estado caiu 44% em duas semanas e 37% nos últimos sete dias.

A taxa de incidência da doença no estado caiu 44% em duas semanas e 37% nos últimos sete dias.

Com mais de 20 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 aplicadas na população mineira, a taxa de incidência da doença no estado caiu 44% em duas semanas e 37% nos últimos sete dias, apontam dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). As internações recuaram 35% em quatro semanas. Ontem, 25 pacientes aguardavam uma vaga de UTI COVID. O número chegou a 227 há um mês, em 10 de agosto. Agora, todo o estado entra na onda verde, a fase mais flexível do Programa Minas Consciente. O panorama de alívio nos indicadores da pandemia detectado pela SES predomina também na maior parte do país.
De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados ontem, mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais brasileiras – com destaque para Fortaleza e Belo Horizonte – estão fora da zona de alerta (abaixo de 60%) nas taxas de ocupação de leitos de UTI COVID-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). O indicador reflete, por mais uma semana consecutiva, a tendência geral de redução da incidência de casos graves, internações e mortalidade pela doença no Brasil, vista como efeito especialmente da vacinação. Entretanto, observa a Fiocruz, a taxa de mortalidade, de 3%, ainda é alta e a circulação de variantes inspira cuidado.
No caso de Minas Gerais, a última macrorregião de saúde na onda amarela – o Triângulo do Sul – foi autorizada ontem pelo Comitê Extraordinário da COVID-19 a progredir para a nova fase a partir de amanhã. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destaca o avanço da imunização, com “a aplicação de quase 300 mil doses de vacina na média móvel diária”. A expectativa é de que os indicadores da doença continuem em queda. De acordo com a SES-MG, 40% da população adulta, com 18 anos ou mais, recebeu a segunda dose ou dose única do imunizante. Desde janeiro, quando teve início a campanha de vacinação nacionalmente, Minas Gerais recebeu 24.284.554 doses de imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo o boletim epidemiológico diário da SES-MG, 2.519 novos casos de COVID-19 e 17 óbitos foram registrados entre quarta-feira e ontem no estado. Desde o início da pandemia, 2.088.668 mineiros testaram positivo para a doença. Desses, 53.424 morreram em decorrência da doença. Estão em acompanhamento 36.942 pacientes. E 1.998.302O se recuperaram.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários