COORDENADORA DOS PSFs FALA SOBRE A CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

Pauliny Lobo é Coordenadora dos PSFs da Secretaria de Saúde de Nepomuceno e nos fala sobre a Campanha do Novembro Azul. Ela explica que o Novembro Azul é uma campanha que acontece no mês de Novembro para falar da saúde do homem. 
Pauliny e toda a equipe dos PSFs estarão realizando ações contra o câncer de próstata durante todo o mês. Ela alerta que esse tipo de câncer é o segundo maior entre os homens, e ter um histórico familiar de câncer de próstata entre irmãos ou pai antes de 60 anos é um fator que pode aumentar o risco de desenvolver a doença. 
No dia 28 de Novembro os PSFs e a Policlínica, através da Secretaria de Saúde, estão dando a oportunidade aos homens de realizar o exame PSA, que serve para medir o índice de câncer de próstata. O horário de atendimento para o exame será das 17h às 20h na Policlínica, onde haverá coleta de exame de sangue. Também é importante ressaltar que há um urologista atendendo todo mês na Policlínica, para atender não só os homens, mas toda a população. Para o exame não é necessário jejum, só pede-se que não pratique exercícios físicos, não ande de bicicleta, moto ou cavalo no dia da coleta e não tenha relações sexuais dois dias antes da coleta do exame, para que o resultado do exame seja fidedigno. Vale ressaltar que quanto mais rápido o câncer de próstata é descoberto, maiores são as chances de cura.
Em relação aos sintomas, Pauliny explica que para ser identificado com maiores chances de cura, os homens devem estar atentos aos seguintes sinais: urinar com frequência, mas em pouca quantidade; dificuldade para urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen. Havendo estes sintomas, recomenda-se a procura imediata de atendimento médico, realizando o exame PSA para detectar qualquer alteração, bem como ter o diagnóstico do urologista, pois ambos se completam. Lembrando que se o resultado do exame estiver normal, não há necessidade de encaminhamento ao urologista.
Nos exames iniciais, chamados preventivos, é possível identificar outras enfermidades, como, por exemplo, o câncer de testículo e o câncer de pênis. O câncer de testículo corresponde a 5% do total de câncer nos homens. Os principais sintomas são o aparecimento de caroço duro e pequeno, podendo ter dor, aumento ou diminuição dos testículos e sangue na urina. Já o câncer de pênis é um tumor que, se não identificado a tempo, pode ocasionar amputação do membro. Em caso de sintomas como caroços e coceira prolongada no pênis recomenda-se procurar o serviço de saúde.
Uma dica essencial para maior prevenção é a higiene.

Comentários