Apac da cidade de Varginha foi inaugurada nesta sexta-feira

Autoridades do Judiciário inauguram nesta sexta-feira, dia 31, em Varginha (MG), a sede da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), da cidade. A unidade será dedicada ao público masculino, com capacidade para abrigar 42 presos, todos do regime fechado.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a construção da sede custou cerca de R$ 1 milhão, oriundos de prestações pecuniárias. Uma fábrica de blocos já estava em funcionamento no local e detentos participaram da construção. A unidade tem área construída de quase 900 m², em um terreno de 35 mil m².

Conforme o TJMG, as Apacs são uma alternativa ao sistema prisional comum. Consistem em uma metodologia que aposta na recuperação do ser humano que cometeu um crime, tendo como base de seu trabalho a humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade. Doze elementos sustentam o método, entre eles a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana, a família, a assistência à saúde e o voluntariado.

Já está sendo projetada a construção de uma Apac na cidade de Nepomuceno, segundo informações extraoficiais colhidas no prédio do Fórum Municipal Pimenta da Veiga. Em breve mais detalhes.

Comentários